Sabe quando estamos no ônibus ou no carro e passamos em baixa velocidade por um cartaz informativo de uma loja, do governo, de uma empresa e mesmo assim não conseguimos entender? Atenção! Pode ser um problema de tipografia nesse cartaz publicitário!

O que é a tipografia

Tipografia é a técnica de utilizar tipos para passar uma mensagem e de pensar esses tipos – na forma, caligrafia, geometria. Existe uma variedade de tipos e eles podem ser entendidos da seguinte forma. A letra G, por exemplo, pode ser escrita de várias formas: pode ter linhas mais finas ou mais grossas, pode ter serifa ou não, pode ter um ar cômico.

G G G g g g

Todas essas características são definidas pela fonte. Ao escolher a “Times News Roman” ou a “Arial” todas as letras foram desenhadas respeitando um mesmo estilo. Os hieróglifos que foram utilizados há 3000 anos a.c eram tipos, as cartas escritas por Júlio Cesar em latim tinha a sua própria tipografia.

O que mudou com a internet?

As mudanças estão acontecendo desde que Gutemberg criou a prensa no século XV, porque a tipografia passou a ser utilizada não só como registro da fala, mas sim como transmissora de ideias.

Os cartazes publicitários se apropriam de vários movimentos artísticos que utilizaram muito bem o potencial dos tipos, como a art noveau e a pop art. Portanto, a tipografia não serve só para o receptor ler a mensagem, mas sim chamar a atenção e fazer com que a pessoa identifique a marca com o produto.

Um cartaz promocional ou um cartaz informativo pode não estar conseguindo transmitir a mensagem por vários motivos. Fonte muito pequena, fonte com um design difícil de ler, cores muito saturadas e de difícil leitura e vários outros fatores.

A internet possibilitou a criação de várias tipografias e possibilitou que você aí da sua casa também crie a sua própria tipografia. Basta utilizar softwares de ilustração como Photoshop, Illustrator, Corel Draw e outros disponíveis no mercado.

Agora que descobriu a importância da tipografia na publicidade dê atenção também ao material da sua impressão. Na Supercards você encontra vários tipos de papéis ideias para cada tipo de impressão. Confira.