RGB e CMYK são dois padrões de cor aplicados na criação de materiais gráficos, no webdesign, materiais impressos, peças online, entre outros.

A diferença entre RGB e CMYK é simples.

RGB é o padrão que corresponde às cores Red (Vermelho), Green (Verde) e Blue (Azul).

 Para formar sua coloração, este padrão utiliza a intensidade da luz. Imagine três feixes luminosos com as cores nomeadas, sendo a intensidade de cada um deles determinante para a cor final. Quando em sua proporção máxima, o resultado seria o branco. Em seu grau mínimo, seria o preto.

O sistema RGB, como você agora já deve imaginar, é presente nos objetos que emitem luz, como, por exemplo, monitores, televisões, visores de câmeras, entre outros do gênero.

CMYK é sigla de Cyan (Ciano), Magenta (Magenta), Yellow (Amarelo) e blacK(Preto), todas cores primárias + preto, sendo este último declarado como “cor chave” por determinar os detalhes da imagem.

Ao contrário do RGB, o CMYK se forma pelos pigmentos e não pela luz. Sendo assim, este padrão é utilizado em impressoras, fotocopiadoras e afins.

Em um monitor a reprodução do CMYK é apenas uma variação do RGB, uma simulação que chegará perto do resultado impresso. Conseguir fidelidade total é difícil, mas, dependendo do monitor e do programa gráfico em questão, é possível chegar bem perto. 

Resumindo a diferença entre RGB e CMYK:

RGB – Vermelho, verde e azul. Conjunto usado em monitores.

CMYK – Ciano, magenta, amarelo e preto. Padrão utilizado em impressões.