Seja ao precisar produzir materiais gráficos, fazer trabalhos ou baixar arquivos, o formato PDF é comum no dia a dia daqueles que usam a internet com certa frequência.

O que é PDF?

O PDF (Portable Document Format, ou Formato Portátil de Documento, em sua tradução) é um formato de arquivo. Ele foi criado pela empresa Adobe, com o objetivo de que todos os documentos salvos no formato pudessem ser acessados, independente de sistema operacional, hardware e aplicativo. Pode ser descrito, então, como uma forma universalizada de acessar arquivos, onde a qualidade e forma do documento original são respeitadas.

Como exportar arquivos para PDF?

Arquivos em PDF podem ser obtidos a partir do programa Adobe Acrobat (conversos de documentos em PDF) ou salvos diretamente neste formato, a partir do Word, Photoshop, Illustrator ou afins.

Caso vá usar o Acrobat, siga os passos abaixo:

 

- Abra o programa Adobe Acrobat

 

 

- Clique em “Criar PDF” ou “Create PDF” na caixa de dialogo que se abrirá

 

 

- Selecione o arquivo desejado em seu computador

 

 

- E pronto, o arquivo já abrirá em PDF, agora é só salvar!

 

 

Se for salvar diretamente de outro programa, como Word ou Photoshop, basta fazer o seguinte:

- Crie seu material no programa desejado

- Ao terminar, clique em “Salvar Como”

 

 

- Na caixa que se abrirá em seguida, em “Tipo” selecione a opção “PDF”.

 

 

- Pronto, seu arquivo agora está em PDF.

 

É importante lembrar que após salvar o arquivo no formato não é mais possível fazer alterações no documento, pois todos os elementos do mesmo se tornam um. Portanto, é recomendável sempre ter o material guardado no formato original e em PDF.

 

Assine nossa newsletter e acompanhe outras curiosidades.