Todo negócio precisa de um diferencial  uma proposta que mostre ao público porque escolher a ele ao invés de um de seus concorrentes. Uma das formas de fazê-lo é com um projeto de identidade visual bem elaborado. Afinal, uma imagem fala mais do que mil palavras, não é mesmo? Elementos gráficos, como flyers e panfletos, por exemplo, passam uma mensagem tão importante quanto o seu texto, daí a importância de balancear os dois. 

O que é a identidade visual?

A identidade visual é a forma gráfica usada pela empresa para transmitir sua marca, valores, entre outras informações que o consumidor leva em consideração ao realizar uma compra. Está presente em flyers, sacolas, embalagens, etc.

Trata-se de algo muito mais complexo do que parece: há uma série de significados implícitos em todo projeto de identidade visual: cores, fonte e símbolos passam uma mensagem.

Por exemplo: a identidade visual de um banco ou empresa de investimentos, quando bem feita, remete ao profissionalismo, seriedade e competência. Já a identidade visual de uma agência de publicidade remete à criatividade e inovação, valores imprescindíveis para agregar valor àquele negócio específico.

Identidade visual x marca

Muitas pessoas confundem a identidade visual e seu conceito com a definição de marca. Estes conceitos não têm o mesmo significado! A marca é mais ampla que a identidade visual, inclui também o posicionamento de mercado, produtos oferecidos, etc. Ainda assim, ambos estão intimamente ligados.

Como criar uma identidade visual?

Antes de começar a pensar em cores, fontes e formas, é preciso elaborar um briefing, de preferência junto a uma empresa ou profissional que elaborará seu projeto de identidade visual. Trata-se da coleção de uma série de pontos relevantes para o assunto, como o público-alvo, os produtos e diferenciais da empresa.

A partir daí, o processo consiste em definir quais elementos gráficos melhor transmitem a mensagem que você quer que seu negócio passe. É nesta fase que a terceirização do serviço se faz ainda mais importante: cada detalhe conta. Uma fonte com serifa, por exemplo, tem um efeito totalmente diferente de uma fonte sem serifa!

Por que a identidade visual é tão importante?

Cartões de Visita na Identidade da empresa

Nada substitui a oferta de um produto ou serviço de qualidade. O papel da identidade visual é fazer com que o consumidor tenha bons sentimentos ao se relacionar com a marca, seja de parceria, confiança, profissionalismo, etc.

Em um primeiro momento, provavelmente te ocorreu usar seu projeto de identidade visual apenas em materiais gráficos, como flyers, ou em brindes, como um bloco de papel personalizado. Contudo, ela deve reverberar em todo o seu estabelecimento: embalagens criativas com a sua identidade, por exemplo, fazem toda a diferença. É muito mais do que criar uma logo!