A cor é o que pode definir o sucesso do seu cartaz A3, podendo chamar a atenção das pessoas, cativar, passar uma informação com mais objetividade, divulgar uma marca – um evento, causar emoções.

Mas você deve estar se perguntando: um cartaz ilustrativo pode causar emoção? Sim, e depende das cores que você usa. A cor amarela, por exemplo, pode dar fome, já a roxa tem um ar mais de concentração. Elas são usadas de maneiras distintas dentro da arte para identidade visual.

O que é a cor?

A cor para a ciência é uma percepção da visão do ser humano, ou seja, quando um feixe de luz aponta para um objeto, esse objeto vai refletir somente a sua cor para a retina humana que decodificará com a ajuda do sistema nervoso.

Não entendeu? Vamos lá! Supondo que você tenha feito um cartaz tamanho A3 e exposto no seu congresso, a luz que bate nele tem todas as cores (amarelo, azul, verde, roxo, vermelho, ciano, laranja). A pessoa vai ver a logo roxa da sua marca e a tipografia laranja porque a luz com todas as cores vai bater no cartaz A3 e refletir só a luz roxa e a laranja.

É assim que funciona a nossa visão e percepção das cores. Quem descobriu isso foi Isaac Newton ao fazer o experimento do prisma. Newton soltou um feixe de luz que atravessou um prisma e se dividiu em todas as cores do arco-íris – comprovando que a luz é a união de todas as cores.

Psicologia das cores

Alguns teóricos tentam associar a cor com alguns tipos de sensações estabelecidas pela psicologia humana. Isso é o que cada cor provoca em um ser humano. Espanto? Tristeza? Fome? Alegria?

  • Azul – cor da comunicação, da tecnologia, liberdade;
  • Ciano – Tranquilidade, consciência limpa;
  • Verde – cor relacionada com a natureza, esperança, fertilidade.
  • Amarelo – cor que simboliza a riqueza, otimismo, felicidade e fome.
  • Roxo – cor da criatividade e da espiritualidade;
  • Vermelho – cor do amor, paixão, simboliza também o perigo.
  • Branco – paz, simplicidade, união.
  • Preto – cor da morte, medo, mistério, medo, avareza, azar.

É importante lembrar que a visão humana só consegue ver algumas cores. Algumas ondas eletromagnéticas – ou seja, alguns tipos de feixe de luz – estão fora do raio de visão. São elas o infravermelho, o raio x, os raios gama, raios cósmicos, entre outros.

 

Como fazer um cartaz A3 no Photoshop

 

Agora que já sabe o que é a cor e como o ser humano capta por meio da percepção visual. É hora de aplicar isso no seu cartaz ilustrativo A3. Não sabe como fazer um cartaz A3 no Photoshop? É muito simples, basta apenas colocar as medidas e trabalhar com as ferramentas que o software disponibiliza.

Outros softwares como Illustrator e InDesign também funcionam. Caso realmente não saiba mexer em programas desse tipo, contrate um designer ou profissional especializado para fazer os seus cartazes ilustrativos.

E é claro, não se esqueça de imprimir na SuperCards, a sua impressora de cartaz A3 número um que presta um serviço de qualidade atendendo as suas expectativas. Confira os nossos cartazes!