O Adobe Illustrator é um software no qual é possível editar, criar e vetorizar imagens desenvolvido pela Adobe Systems. É com ele que designers, ilustradores, publicitários criam artes para banners, cartazes publicitários, posts para compartilhar nas redes sociais, arte para papel timbrado, cartões de visitas e embalagens criativas.

A linha da Adobe também conta com outros softwares como o Photoshop, o InDesign, o Flash. Entretanto, o Illustrator é mais utilizado em materiais que serão impressos e que necessitam de uma criação mais complexa. Vamos conhecer um pouco sobre ele.

Funcionalidades do Adobe Illustrator

O Adobe Illustrator é um serviço pago para ter acesso as suas funcionalidades. Ele é mais barato para instituições de ensino e alunos universitários, porém pode ser utilizada uma versão de teste cadastrando o email – ficando inapta após o prazo de teste.

Se você é um profissional que trabalha com artes para materiais impressos ou cartazes publicitários o investimento vale à pena. Nele é possível desenhar livremente com a caneta ou com o pincel, utilizar formas já estabelecidas com triângulos, retângulos e círculos aos quais podem ser distorcidos com a seta branca.

Outras funcionalidades

Pode utilizar a varinha mágica ou o laço para selecionar objetos, utilizar os gráficos para transformar números em algo visualmente mais atraente ou usar as linhas para dividir ou realçar informações no seu cartão de visitas.

Tipografia

Muitos cartazes publicitários utilizam da tipografia para chamar a atenção de seus clientes. Basta apenas você inserir o texto que deseja clicando no “T”, conforme a fonte que deseja e o tamanho.

Caso não goste das fontes que o Illustrator disponibiliza, procure uma em sites online que hospedam uma variedade de tipografias a seu gosto como a DaFont. Fique atento também a margem de sangria, linha no qual o seu material – caso impresso – será cortado, ou seja, tudo o que tiver para fora d amargem da sangria não será impresso.

Cores

As cores são essenciais em qualquer material gráfico, desde uma embalagem criativa para batata frita até a capa de um livro. No illustrator você pode alterar a opacidade, o contraste e uma infinidade de opções relacionadas a cor.

Não é muito difícil mexer sozinho, mas em caso de muita dificuldade, procure um especialista na área para te ajudar a montar um bom cartaz promocional ou a identidade visual da sua empresa. Confira também alguns cursos que podem te ajudar a conhecer ainda mais esse software.

 A Supercards já disponibiliza os seus arquivos no formato Ai (illustrator), PSD (Photoshop), ID (InDesign) para que seus clientes montem a identidade visual de seus produtos. Clique aqui e confira mais algumas dicas.