Aristóteles foi o pioneiro em estudar a percepção que temos das cores, comparando os diferentes tons com música.

Até hoje, cientistas comprovam que as cores têm impacto sobre nossos sentimentos. O poder sobre a nossa tomada de decisões é tanto que a agência americana 160over90 apresentava suas ideias de logomarcas aos clientes em preto e branco, de modo que a avaliação do trabalho fosse a mais imparcial possível.

Consequentemente, é essencial planejar muito bem as cores usadas em um banner para evento, por exemplo. Nestes eventos, o objetivo é divulgar sua marca, a mensagem transmitida deve se certeira.

psicologia das cores

Confira as mensagens que as cores transmitem conforme as características culturais do Brasil e defina quais tons são mais apropriados para o seu negócio:

Preto

O preto, sob o ponto de vista físico, não é uma cor: é a absorção de todas as cores. Desta forma, ele transmite uma mensagem poderosa, remetendo fortemente à elegância, principalmente no mundo da moda.

Contudo, como é muito dominante, não deve ser usado em excesso em peças grandes, como um banner para evento. É melhor usá-lo em peças menores, como flyers e em um cartão de visitas.

Branco

Como o tom oposto ao preto, o branco transmite uma mensagem completamente diferente. É fácil perceber sua carga de inocência e pureza: as noivas vestem branco, assim como as crianças durante ritos religiosos, como o batismo.

Por outro lado, ele também transmite refino e confiabilidade. Já percebeu que a cor predominante nas embalagens de todos os produtos Apple é o branco?

No caso de identidades visuais, ele geralmente não é a cor principal, mas uma fonte de contraste. Em um banner para evento, é muito comum que o fundo seja branco, para facilitar a visualização das informações.

Cinza

O cinza, por ser um tom entre o preto e o branco, tem uma mensagem intermediária entre estas duas cores: transmite uma forte mensagem de neutralidade e estabilidade.

Por ser um tom neutro, tal qual o branco, muitas vezes aparece em materiais gráficos como contraste com a cor principal do projeto.

Azul

Diferentes tons de azul provocam diferentes sentimentos. O azul escuro transmite seriedade, equilíbrio e profissionalismo, usado em negócios mais sóbrios e formais. É uma excelente cor para um banner para evento ou feira, além de um cartão de visita.

Muito versátil, o azul turquesa é um tom que pode ser usado nos materiais gráficos de profissionais e empresas de diferentes segmentos. É muito comum desde nas embalagens criativas até em recipientes de produtos de limpeza, passando pela identidade visual de oradores.

Verde

O verde é uma das cores com significado mais claro: tudo o que é ecológico tem um tom de verde. Empresas que querem passar uma imagem de sustentabilidade devem investir em uma identidade visual com tons verdes e materiais gráficos como o cartão de visita reciclado.  Além disso, ele também pode transmitir harmonia, equilíbrio e riqueza.

Vermelho

O vermelho, por sua mensagem, é um tom que deve ser usado com muito cuidado. Ele é tão poderoso que pode aumentar a pressão sanguínea de quem o visualiza: remete a velocidade e paixão.

Assim, é um excelente tom para materiais que divulgam promoções e descontos, como um folder de divulgação de uma loja ou etiquetas para roupas que estejam com um preço mais baixo.

Do mesmo modo, negócios que sejam muito ambiciosos, confiantes e que ofereçam produtos de extrema qualidade podem usar tons mais escuros de vermelho em um banner para evento ou feira e no cartão de visita.

Amarelo

É um tom ambíguo, assim, tal que o vermelho, deve ser usado com cautela. Se por um lado é uma cor lógica, por outro, está ligada à diversão e entretenimento. Muito estimulante, exige parcimônia: em excesso, pode causar ansiedade.

Roxo

Há alguns séculos, a tinta roxa era a mais cara que havia. Isto faz com que, até hoje, este seja um tom conhecido como nobre. Assim, é adequado para marcas de luxo.

Esta também é uma excelente cor para empresas que trabalham com o futuro, pois estimula a imaginação: a Yahoo, por exemplo, usa esta cor em sua logo.